-
Arquitetos: Ateliers Jean Nouvel, Habiter Autrement
- Área: 5418 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este antigo edifício industrial está situado somente a dois minutos da estação central ferroviária. No plano diretor, o edifício está no centro da malha, assim que o primeiro passo importante foi orientar o projeto para o lado oeste do terreno. O grande vazio resultante no leste possuirá plantas de temporada e flores; vegetação vertical para gerar um filtro visual entre a fachada oeste e as casas vizinhas. Os espaçosos apartamentos incluem lofts com pé-direito duplo, orientados entre estas duas paisagens.
O lado oeste está formado por paredes de vidro, enquanto que o lado leste possui portas sanfonáveis que abrem à uma galeria. Com o fim de maximizar os espaços de estar e o consumo da luz natural, um sistema de mobiliário linear de madeira foi desenhado para dividir o espaço interior, ao invés de utilizar divisórias e espaços fechados. Uma peça deste sistema cria um espaço blindado de entrada, já que cada residente possui acesso a um elevador que abre diretamente em seu apartamento.
A linha distintiva da cobertura recorda o passado industrial da área e também proporciona acesso a terraços individuais na cobertura, que se abrem às vistas da cidade, no leste e oeste.